terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROFISSÃO PEDINTE



Quem utiliza o serviço de transporte coletivo aqui em Maceió e nas grandes cidades do Brasil vem se acostumando com o pede-pede dos ônibus, os famosos pedintes e vendedores, quantas vezes por dia escutamos nos ônibus as frases “Olá pessoal, boa noite pessoal, bom dia senhores passageiros...” O sobe e desce dessas pessoas é comum, no mínimo três em um curto trajeto, vendedores de pastilhas, pipocas, pedintes com supostos problemas de saúde, representantes de fundações sociais, desempregados, retirantes, a variedade é grande, uns estão ali por necessidade, outros por comodidade mesmo, conversando com um deles descobri que o mesmo lucrava R$ 30,00  por dia de segunda a segunda, cerca de R$ 900,00 por mês, isso mesmo R$ 900,00  mais que muito trabalhador formal, essa atividade lucrativa vem ganhando cada dia mais o numero de adeptos.Particularmente  não ajudo, não dou moedas para esses pedintes, salvo quando é algum vendedor com produto do meu interesse, ao contrario estaria incentivando esse ciclo vicioso. De quem é o problema? Meu, seu? Não, é do poder público, falta de políticas sociais, para o poder público essas pessoas não existem, nossos gestores não andam de ônibus, se andassem eles não teriam tantos pedintes ou não seriam tão lotados, isso é uma realidade! Porem em sua maioria, são pessoas que não tiveram acesso aos estudos e oportunidades para conseguir trabalhar regularmente. Enquanto não houver outra alternativa de inclusão social, elas vão continuar usando os ônibus como local de emprego e não como um meio de transporte para chegar ao trabalho.
Um fato curioso é os “pedintes” que na verdade são assaltantes educados, veja se você concorda, não seria um assalto essa abordagem. “Olá pessoal meu nome é ..... sou ex presidiário e não estou arrumando emprego, estou aqui pedindo por que é melhor pedir do que roubar, vou pedindo se não conseguir nada vou ter que roubar mesmo, melhor pedir do que roubar NÉ PESSOAL?” Eu não sei para você, mais para mim isso é um assalto educado, sempre os que dão a ajuda são os passageiros sentados mais próximos do “pedinte”,  do jeito que está não pode continuar, porem infelizmente a situação só tem a piorar, até alguém resolver vamos torcer para serem só pedintes ou vendedores, por que assalto no ônibus  já basta os R$ 2,10 da tarifa. É o que eu penso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário