terça-feira, 21 de maio de 2013

100 Dias de AMES/Laje, chegou a hora de falar!


                                        Foto: Presidindo a primeira assembleia geral da AMES. 




Saudações aos que tem coragem!


Em 2005 quando encerrei meu mandato como presidente dos estudantes secundaristas de São José da Laje, senti que uma etapa da minha vida estava encerrada, engano meu, não imaginava que anos depois voltaria a presidir uma entidade e teria pela frente um dos maiores desafios que enfrentei no movimento estudantil.

UM NOVO CICLO: (Reunião dos estudantes)

No dia 14 de fevereiro aconteceu no auditório da secretaria de educação a reunião entre os  representantes do poder publico municipal com os estudantes universitários, o assunto não poderia ser pior, o transporte dos estudantes não seria mais gratuito, cheguei pouco antes do inicio e confesso fiquei surpreendido com o numero de estudantes, todas as cadeiras estavam ocupadas, ao entrar na sala fui convidado para fazer parte da mesa junto aos membros do governo, neguei de imediato, eu não estava ali como membro do governo, eu estava como estudante e me sentaria junto aos estudantes, à reunião prosseguiu  e o que era duvida virou certeza teríamos que pagar para   ir estudar, durante toda reunião os estudantes debateram se posicionaram contra o pagamento, muitos não saberiam de onde tirariam o valor estipulado de R$ 25,00 semanais, algo me consumia por dentro ao contrario do que muitos imaginavam eu não iria ficar calado, e não fiquei, deixei claro que não jogaria fora meus anos de luta pelos estudantes, que não abandonaria meu caráter e minha historia, de todas as atitudes que tomei na vida essa é uma da qual eu nunca duvidei que tomaria.


FORMAÇÃO DA AMES: ( Unidos somos mais fortes)

Certos que teríamos que nos organizar e ficar unidos, e minimizar os efeitos negativos da triste realidade importa a todos, decidimos criar a AMES “Associação Municipal dos Estudantes” mas antes tínhamos que garantir os transportes, faltavam 4 dias para o inicio das aulas, o tempo não estava ao nosso favor para arrumar transportes mais barato, graças a Deus conseguimos. Na assembleia os estudantes elegeram separadamente cada membro da diretoria da AMES e por aclamação fui indicado pelos estudantes para assumir o cargo de presidente, aceitei o desafio ciente que teria que matar um leão por dia....


 PRESIDÊNCIA: (Meu desafio)

Mais do que a luta pela gratuidade  o que está em jogo, é meu nome, minha historia, as pegadas que deixei ao longo de um caminho que durou 10 anos, quando assumi estava certo que não poderia falhar, não poderia me dá a esse luxo, mas não estou enfrentando só o sistema, unir uma classe que historicamente nunca foi 100% unida, organizar os transportes, tratar todos com igualdade sem partidarismo politico, lidar com alguns estudantes que nada contribuem, outros que misturam politica com a causa, os problemas mecânicos dos veículos entre outras crises, de todas o problema do combustível foi a maior, mas prontamente resolvida, confesso que voltei a dormir tranquilo  a pouco tempo, tinha perdido minha paz, é difícil dirigir uma entidade quando por menor que seja o numero existam aqueles que tentam atrapalhar, pensei em renunciar, não estava mais aguentando tanta picuinha ou ser babá de estudante, para terem uma ideia já recebi ligações de estudantes reclamando do transito em Maceió e supostamente colocando a culpa em mim, outro ligando para reclamar do amigo que senta ao lado e ronca quando dorme, pois é, não tem sido fácil, outros reclamam da proibição da bebida alcoólica nos veículos, afinal o ônibus é de estudantes e não de baladeiros, e sobre essa decisão não volto atrás, se acontecer algo de errado durante uma bebedeira a responsabilidade final é minha e minha cara que vai a tapa, mas nem todos são desgarrados, 99% deles querem o mesmo que eu, e é por esses que continuo lutando, sou ciente das consequências dos meus atos, recuperamos o fundo de reserva da entidade, hoje todos os ônibus são de perfeita condição para as viagens, vamos garantir todos os estudantes, independente do numero de estudantes vamos garantir sua ida a faculdade ate o termino do calendário acadêmico de sua instituição, transparência e responsabilidade esses tem sido meus pilares, casa arrumada. Não desisti da gratuidade, ao contrario tenho trabalhado nos bastidores para que ela seja uma realidade, não é necessário alardes no momento, a vida me ensinou que trabalhar em silencio afasta os inimigos, mas essa não é uma luta unitária, é coletiva, não pertence só a mim, vamos lutar seja contra quem for, não vivo de cargos, antes de politico sou estudante, antes de membro do governo sou estudante, e como estudante  moverei montanhas junto com  a classe que defendo na luta pela  gratuidade, quem acha que ficarei ou que estou calado está enganado, é inadmissível esse pagamento, esse valor pago é muito para quem tem pouco, os estudantes não merecem isso,  o valor para o poder publico é irrisório, as dificuldades dos estudantes do interior são enormes e não podemos admitir que elas aumentem ainda mais, essa luta é questão de honra devo isso aos estudantes que sempre me apoiaram, não tenho medo de consequências, estou mais militante do que nunca e a gratuidade será uma realidade dos estudantes lajenses, não viro as costas para o que acredito e meu caráter não está a venda, vamos a luta!

“Esse texto é dedicado aos amigos Flor, Keffeson, Rosinha, Adriana, Emerson, Bruno (colorau) e todos que diariamente colaboram para que a AMES-Laje seja uma entidade solida e representativa”








Nenhum comentário:

Postar um comentário