terça-feira, 28 de maio de 2013

O Papel da nossa Juventude!




Saudações aos que tem coragem!


Discutir o papel da nossa juventude na politica, reconhecer seus valores, bem como levar em consideração e respeitas suas opiniões. Fortalecer suas atuações, levar a serio nossos jovens.
Estes deveriam ser os principais objetivos que muitas formações na área de participação politica deveriam ter. Jovens independentes, críticos e formadores de opiniões. Enfim, deveriam contribuir para que esse jovem seja um sujeito de transformação da sociedade em que ele vive.
Jovens alienados e passivos sempre existiram assim como jovens conscientes e politicamente atuantes, os jovens atuais não são diferentes dos jovens de outrora, aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não atitudes politicas com a mesma postura dos jovens do passado. Mudam apenas os meios de que dispõem para desenvolver sua consciência critica ou para manifestar sua postura politica.
O jovem que participa, vive o presente, não apenas se prepara para o futuro. A juventude é a época das inflexões e discursões.
Só os jovens têm a capacidade e energia suficientes para assumir ou mudar os valores e praticas em constante construção pelas sucessivas gerações que vão assumindo o poder em cada formação social. Daí a importância da participação da construção da sociedade. Parece que os partidos políticos tem se interessado ate agora, apenas pela capacidade de mobilização desses jovens em épocas eleitorais, que é um grande erro. Pouco ou nada investem na chamada e decantada formação politica dessa juventude.  Praticamente todas as agremiações partidárias tem na sua estrutura um tal “instituto” que entre suas finalidades esta a discussão de programas partidários, princípios, estatuto, enfim na formação politico – partidária não só dos seus quadros como na sociedade de forma geral. 
Porém, como os maus exemplos de atuação partidária e de praticas politicas dos nossos atuais agentes públicos, era de se esperar a apatia e desinteresse pelo debate politico que se abateu sobre a sociedade e em especial sobre os jovens, não é a politica que é ruim, são nossos atuais políticos que nos afasta dela, concordam?

É mais que chegada a hora dos partidos políticos olharem com mais interesse a atuação desses seus  “ institutos” destinados a essa formação politica, sob pena de verem se esvaziar ate mesmo essa capacidade de mobilização de nossos jovens, que os partidos façam como  o PMDB com sua JMDB vem sendo um exemplo disso, se não, serão só partidos com velhos engravatados afastados do futuro, os jovens! 



Grato pela leitura!
Sem mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário