segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Copa do Mundo pra que?





Saudações aos que tem coragem!


Em tempos de crise econômica mundial, é necessário avaliar muito bem onde o dinheiro dos cofres públicos são investidos, uma vez que o governo de cada nação tem a obrigação de oferecer ao seu povo boas condições de saúde, alimentação e educação. Considerando esses fatores, certamente o Brasil não deveria receber a copa de 2014.Não me chame de polêmico, sou apenas realista!
Indubitavelmente, melhorias seriam feitas no país, mas os investimentos seriam direcionados aos estádios de futebol, infraestrutura turística e transportes, onde poderiam ser aplicados nos bens essenciais para a população, onde é realmente necessário investir, tipo, em hospitais, já que nossos prontos - socorros são mais depósitos de doentes do que unidade de saúde. Enfim, serão gastos excessivos com o que não é primordial. Além do mais, as reformas dos estádios e a construção de outros seriam bancados em grande parte com o dinheiro público. Tem-se certeza de que a população prefere ter melhorias na qualidade de vida do que investimentos em obras que oferecerão apenas um lucro momentâneo, ou não, será? Tenho minhas duvidas!
Pode-se ter como exemplo a copa realizada na África do Sul. País com maior índice de desigualdade do mundo. O pouco dinheiro que ainda se tem foi investido em infraestrutura de estádios e acomodações, num país onde mais de 40% da população vive abaixo da linha da pobreza. Uma em cada quatro pessoas está desempregada. Com certeza, esse dinheiro poderia ser aplicado para gerar empregos duradouros, e não apenas temporários, que é o que a copa propicia. À África do Sul de hoje é a mesma de antes da Copa, a diferença são os inúmeros estádios que hoje não servem pra nada.
Aliás, o lucro que o país terá será certamente de uma minoria. A FIFA proíbe a venda de artigos não oficiais, onde, por exemplo, quem usar a palavra “ copa do mundo ” sem permissão, poderá até ser preso. Infelizmente, a copa do mundo não está sendo para integrar as nações e as pessoas, pois somente os ricos estão se beneficiando dela. E depois do apito final, continuaremos os mesmos e nada mais.
Diante de tudo isso, percebe-se a importância de nesse momento, se investir em bens essenciais para a população, direcionando o dinheiro público para o benefício de uma grande maioria. Enfim, o Brasil pode esperar um pouco mais para assediar a copa, mas a população não pode esperar para ter seus benefícios de direito, sendo assim, optaremos por um investimento consciente. Chega de ser o Brasil do futebol, queremos ser o país do crescimento. Não é de arenas de futebol que nosso povo precisa, precisamos é de dignidade. É o que eu penso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário