terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ALAGOAS E SUAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS


Saudações aos que tem coragem, avisa que eu voltei....

As vésperas de mais uma eleição o xadrez político em Alagoas é similar as capitanias hereditárias do Brasil colônia, as capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a coroa Portuguesa). Se tratando em tempos atuais e de política não é muito diferente em nosso estado. Nos bastidores da pré-eleição muitos nomes são apontados para as disputas na majoritária e na proporcional, mas uma coisa é certa, a eleição de 2014 é um jogo de cartas marcadas e os donos dessas cartas são os donatários das capitanias hereditárias de Alagoas, vamos entender:

Politicamente Alagoas é dividida por regiões e com elas as capitanias político- hereditárias:

Litoral Sul: Beltrão e Jatobá.
Litoral Norte: Farias e Cavalcante
Alto São Francisco: Damasceno
Baixo Francisco: Beltrão
Vale do Mundaú: Calheiros
Vale do Paraíba: Vilela e Toledo
Sertão: Albuquerque, Cabeleira, Bulhões, Ribeiro
Agreste e meio agreste: Rocha, Pereira, Barbosa, Tavares, Albuquerque
Grande Maceió, Holanda, Almeida, Palmeira, Lessa, Novaes  

Basicamente Alagoas é dividida dessa maneira, porem com os senhores feudais (o governador, e nossos senadores) comandando os donatários dessas capitanias.
Nesse jogo de cartas marcadas, onde a política passa de pai para filho e assim sucessivamente é certo que os principais nomes  da eleição desse ano será dessas capitanias ou indicadas por elas, e isso é cenas do próximo capitulo.....




Nenhum comentário:

Postar um comentário