quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Direito ao transporte: A Humilhação dos estudantes lajenses.




Saudações aos que tem coragem!

Salve, salve caros leitores, amigos ou simples curiosos, depois de alguns meses afastado por virtude do período eleitoral volto a boa rotina de um blogueiro,mas vamos aos fatos, porque o tempo é curto e o assunto é sério, TRANSPORTE ESTUDANTIL!
O que esperar do poder público que tira o direito do transporte de um estudante universitário, sabendo que esse estudante será o futuro profissional de sua cidade, DIREITO? O poder público municipal tem o dever legal de conceder o transporte aos estudantes do nível superior? Não, o dever legal realmente não existe, mas o dever moral sim, em mais de dez anos defendendo a classe estudantil sempre rebati esse fato com esse argumento, pode não ser ilegal, mas é IMORAL, tirar os transportes dos estudantes universitários,técnicos e profissionalizantes, é patrocinar uma geração de ociosos, é excluir o direito de ir e vim de um cidadão, e apagar sonhos atestando um grande nível de irresponsabilidade do gestor publico. Vamos ao principio constitucional do direito a educação: “ É garantido pela constituição o acesso e a permanência ao direito da educação”
O que os estudantes lajenses sofrem hoje é um absurdo, uma humilhação diária, jovens que sonham com um futuro melhor, fugindo da mesmice do dia a dia de uma cidade de interior, hoje são vitimas do revanchismo político,descontando na população sua incompetência nas urnas, isso mesmo, um ato covarde e mesquinho de quem perdeu a eleição e sem compromisso algum, seja ele moral ou com o povo, tirou um dos principais aliados dos estudantes, que é o transporte. Seria a falta de verba extra para conceder esse “favor” aos universitários? Faço aqui uma reflexão, faltam verbas também para os estudantes secundaristas? Esses sim defendidos pela constituição federal, tendo o direito do transporte tutelado pela CF 88. Onde estão as verbas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE)? É desumano saber que estudantes estão perdendo aulas por falta de transporte escolar, ou outros que estão indo andando para a escola, caminhando quilômetros das suas casas na zona rural ate a cidade, alunos sendo liberados porque falta alunos nas escolas lajenses, vergonhoso. O que é mais vergonhoso é a omissão do nosso legislativo ou seria melhor usar o termo conivência, em 2011 junto com o vereador Marcos Mendes entregamos ao legislativo  municipal a lei de minha autoria que regularmente o direito ao transporte universitário, gratuito e de qualidade,lei essa que vigora em outros municípios, um ato justo porem não valorizado pelos vereadores, os mesmos que hoje acumulam também a responsabilidade dessa herança maldita que os estudantes pagam, vereadores incompetentes, cegos, surdos, mudos, corruptos e gananciosos, mas o que esperar de analfabetos no poder? Enquanto isso, os estudantes pagam de seus bolsos, tiram de onde não tem o pagamento para ir estudar, pagamento esse que chamo “A TAXA HUMILHAÇÃO” perdemos a faculdade, ganhamos um banheiro público, passamos no vestibular e perdemos o transporte, no ganha e perde da educação lajense o maior derrotado somos nós, e o vitorioso é o DESCASO. Isso não pode continuar.
Confesso que ao longo dos anos me entristeci muito com a classe estudantil lajense e sua desunião, por muitas vezes lutando por esses mesmos direitos, fui taxado de maluco, amostrado, besta entre outros nomes, a falta de união dos estudantes é a maior arma  do descaso, daí passei a acreditar que sim uma andorinha só não faz verão, mas avisa que o verão esta próximo. Somos a semente do hoje e o fruto do amanhã, somos o futuro de um povo, não podemos aceitar que a ganância, a prepotência de poucos sejam maiores que o sonhos de muitos, vamos avante, unidos lutar por nossos direitos, sem união não existe luta e sem luta não existe vitoria! É o que eu penso!

3 comentários:

  1. Palavras então pertinentes para um momento impertinente. Não imaginei que este desentendimento entre a Administração Pública e os estudantes, quanto ao transporte escolar, fosse ter reprise. Com algumas nuances de novidades inglórias.
    Mas dessa vez - e olhe que me calei bastante quanto a isso - falo exclusivamente para perguntar:
    Quer dizer que existe uma lei de SUA AUTORIA regimentando o transporte escolar em nosso município? Curioso. Lembro bem que nesta época, alguns poucos alunos, porque deveras, o alunado daqui é mesmo desunido, se reuniram na Câmara de Vereadores para uma reunião extraordinária com os mesmos, onde um aluno de nome Pedro, elencou um pequeno compêndio de normas, princípios e garantias fundamentais, sobre sustentação oral, onde nesta oportunidade o vereador citado por sua postagem, Marcos Mendes, pediu "venia" aos escritos deste jovem aluno para à partir destes, elaborar sim, um PROJETO DE LEI afim de regulamentar o transporte escolar para estudantes universitários em São José da Laje.

    p.s. A verdade deve ser dita, mesmo que por vozes suspeitas como a minha, posto que já me cansei de ver minhas ideias sendo usurpadas nesta cidade sem meu livre conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Pedro, em primeiro lugar muito obrigado por sua visita a esse humilde blog, sua visita é sinal de prestigio e credibilidade da pagina.
    Respondendo ao seu comentário, falo com propriedade que sua ideia nunca roubei, no inicio de 2011 em reunião com o vereador Marcos em sua residencia, reunião essa que contou com a presença do presidente do PV Zé de Ivani, pedi ao Marcos para que ele apresentasse a mesma proposta de lei que eu já tinha entregue aos vereadores França Junior (Palmeira dos Indios) e Victor Canuto (Chã Preta) a mesma lei depois de entregue enviei para diversas pessoas da Laje por email, uma delas o amigo Nelsinho Laje, do qual tenho como conselheiro, não tenho duvidas de sua capacidade, mas afirmo que seu pensamento sobre minha pessoa esta equivocado, semana passada usei tbm esse fato da lei em entrevista a radio local e um dia antes falei com o Marcos que lembraria o fato de eu ter entregue uma lei para ele e mesma não ter sido colocada em votação, estaria eu e Marcos mentindo? Em palanque tbm falavamos a mesma coisa, ate no horario eleitoral. Mas ter ideias roubadas é chato mesmo, tive uma roubada como o projeto da coordenadoria da juventude que protocolei na prefeitura em meados de 2008, e o mesmo foi usado na gestão atual, repito o mesmo. Para constar como observação em Chã Preta e Palmeira dos Indios a lei foi aprovada e a mesma ja se encontra em Jequia da Praia, Craibas e Cacimbinhas onde vereadores amigos vão fazer apenas pequenas modificações para atender a realidade do municipio. Mas estou a disposição do amigo para enviar tbm para seu email se desejar.

    Espero ter esclarecido algumas lacunas sobre o fato, e novamente agradeço sua visita ao blog expressando meus votos de sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post Thales Victor ,
    concordo com você plenamente ,eis safo!
    Parabens!!

    ResponderExcluir