domingo, 2 de dezembro de 2012

Desliguem a TV e pensem!




 Saudações aos que tem coragem!


O que se fazer em um país onde o analfabetismo literário predomina, e os cinco livros mais vendidos no Brasil são? Três pornôs (Trilogia Cinquenta tons de cinza), um picareta religioso (Nada a perder – Edir Macedo) e um sobre regime (Não consigo emagrecer). A televisão é o principal meio de informação e o povo é passivo a ponto de deixar que coloquem seu país abaixo sem fazer nada? A resposta é desconhecida até então. O problema é quando, o único meio de fazer com que as pessoas criem uma opinião e tenham consciência do que anda acontecendo no Brasil, nos trai, fazendo apenas o necessário para se vender matéria, se tornando veículos de comunicação aproveitadores de oportunidades, e uma grande arma de manipulação da sociedade, o que é verdadeiramente triste.

A mídia brasileira funciona da seguinte forma: aproveita-se ao máximo o acontecimento da semana e espera outro igual ou tão grande para poderem abafar o caso e partir para outra. O exemplo disso, temos a recente cobertura do julgamento do caso Eliza Samudio. Não se falava, não se lia, não se ouvia outra coisa, tudo passado pela mídia envolvia o julgamento. OK, era de extrema importância se tratar do assunto, já que foi um crime com alto clamor social, mas o que quero tratar nesse texto não é a importância das matérias passadas pela mídia (isso em um outro post...) e sim a responsabilidade em passar informação com credibilidade e clareza para o público.
Enquanto não se via mais nada além do julgamento do caso Eliza Samudio, o Carlinhos Cachoeira foi solto, o julgamento do mensalão continuava, a seca no nordeste é a pior em trinta anos,índios perdendo suas terras.... Noticias dignas de serem passadas na mídia, mas... ainda tinha de se vender o julgamento do Macarrão....

Infelizmente isso acontece muito. Mas só poucos percebem! Quem nunca ouviu a frase: É VERDADE SIM,EU VI NA TV,PASSOU NO JORNAL, me pergunto se o William Bonner dá a seguinte noticia falsa no Jornal Nacional quantos milhões de brasileiros acreditariam pelo fato de ter visto na televisão. Noticia: “Foi visto no céu de São Paulo uma vaca voando batendo suas asas sobre os prédios da capital paulista” de fato muita gente esqueceria o bom senso e acreditaria, por que foi dito no jornal.
Este artigo critica mais a desonestidade da mídia com a população, mas o povo tem uma culpa muito grande nisso também. A mídia especializada tem mais, já que nosso país não tem uma cultura em que se cultua busca por informação. Se ao menos, déssemos mais importância às páginas de política e economia dos jornais, ao invés das de esportes e celebridades, ou parar o Brasil para saber quem matou o Max, muita coisa mudaria. A opinião gera senso de luta, o que é algo raro em nosso país. Então amigos, desliguem a televisão e comecem a pensar! 

Um comentário: