terça-feira, 30 de agosto de 2011

Laje uma cidade de sonhos, historia e predios em ruinas.




Saudações aos que tem coragem!




Quando decidi criar esse blog, tive  como uns dos motivos  expressar aqui minhas opiniões e minhas indignações  para os fatos do nosso dia a dia, e diante desses motivos não poderia ficar calado e ser omisso com esse absurdo.



Quando vi a foto acima, não nego que me tremi de revolta, e me perguntei o que esta acontecendo com São Jose da Laje? Lembro-me quando criança adorava brincar na centenária  estação ferroviária e hoje vejo essa imagem, isso é um desrespeito com o patrimônio público e com a historia de nosso município é uma afronta as memórias dos mais antigos lajenses, onde um dia já foi um cartão postal de nossa cidade, hoje é um amontoado de ruínas, onde está o poder público? Vou responder essa pergunta logo mais.
 O mais revoltante nisso tudo é, que não é só a antiga estação que se encontra neste estado, lembram do nosso querido e charmoso castelinho? Hoje não passa de um banheiro público, isso mesmo um verdadeiro deposito de merda (perdão pela palavra), o que podemos esperar de uma cidade que não respeita sua historia?
Não adiantaria eu usar meu blog só para apontar os erros, isso seria fácil demais, apontar erros todo mundo faz, então vamos às soluções. Em 2002 na época presidente dos estudantes lajenses, quando muitos me chamavam de polemico,  contrariando essas mesmas pessoas, fazia parte do Forum de Desenvolvimento Integral e Sustentável de São Jose da Laje, uma organização  social existente em todo Brasil, composta por claro, membros da sociedade, na época tínhamos, aposentados, senhores de mandato, professores entre outros, o fórum tinha como um dos  objetivos transformar a antiga estação ferroviária no Centro Cultural lajense, você acha isso impossível? Eu não, e vou falar por que. Com uma parceria entre o município e a autarquia que responde pela linha férrea, Sebrae, Senai,Senac, isso seria possível, poderíamos favorecer  artesanato e muitas outras coisas usando as competentes costureiras do Tijuca, a juventude do pró-jovem e assim vai, mais que uma atividade cultural, seria também empresarial, daria uma profissão para essas pessoas ajudando na renda dos seus lares. Faltou vontade política nessa ultima década? Não só isso, faltou vergonha na cara dos nossos representantes, prefeitos, vereadores , verdadeiros parasitas do poder, o que poderíamos esperar de uma cidade que vem ao longo de anos tendo vereadores alcoólatras, analfabetos, corruptos, utopistas e gananciosos? Gestores que mais se preocupam com seus patrimônios do que o patrimônio público?
Enquanto a estação ferroviária se encontra em ruínas pelo abandono dos nossos inúteis e incompetentes representantes, nossa juventude busca um espaço para ter uma oportunidade, e um centro cultural e empresarial seria um bom espaço  para essas oportunidades, isso é de doer o coração de quem tem vergonha na cara, que nossos representantes saiam dos bares da vida e comecem a trabalhar, já passou da hora e não só a estação, nosso povo, nossa cidade não agüenta mais tanto descaso. Ate quando? Essa resposta deixo para o povo responder, afinal como diz o ditado. “ O povo tem o governo que merece!”   #LutaLaje




4 comentários:

  1. E neste trágico dia eu estive lá Thales, nada postei porque meu tempo agora é entre Laje e Colônia, a noite enquanto minha pequena Vitória não dorme cuido dela enquanto sua mãe estuda e ainda tenho meu filho querido com as atividades, eu tô ficando um velho moço... Mas que bom que você falou algo a esse respeito! Caiu por volta das 9 horas e as pessoas que bebiam no Bar do Val e no Bar do Mita tomaram maior susto. O pior de tudo é que como Historiador sei que o abandono do patrimônio histórico de uma cidade aos poucos via criando na população um conformismo tão grande que chegam a desejar que aquilo não existisse, que pena. Espero que em 2012 possamos eleger lajenses de verdade na Câmara, você é uma esperança, posso não concordar com 100% do seu discurso mas sua capacidade de importunar, querendo, os grandes poderosos, é louvável! Já os demais que vejo aí dando uma de salvadores da pátria, ainda que de boa intenção, não têm conhecimento algum para o exercício de uma função tão nobre, que é legislar. Eu importuno daqui e você daí assim criaremos oportunidades para nossos irmãos lajenses, é isso aí. Um caloroso abraço! Aos poucos vou me tornando menos comunista e mais conformista, tentando mudar vou voltar a Universidade em breve!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Neto, me sinto honrado com sua visita aqui no blog, infelizmente você esta certo a sociedade entra no conformismo, continuo fazendo minha parte não me calando e lutando por tudo que acredito, também torço para que em 2012 o povo saiba escolher bons nomes para botar nossa cidade nos trilhos. Forte abraço amigo, sou um fiel torcedor de seu sucesso, abraços na família, sempre as ordens para você, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. amiguinho esse prédio ai é responsabilidade da rede ferroviária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto amigoª, por isso citei no texto a possibilidade de uma parceria publico privada entre o poder publico (Prefeito) e a entidade privada ou a autarquia que gerencia as linhas ferrias, parceria essa que já existe em cidades como União dos Palmares, Rio Largo, Piranhas entre outros municipios, sua opinião é importante para a construção de novas ideias, desde já obrigado pela leitura. Forte abraço!

      Excluir