terça-feira, 23 de agosto de 2011

ALAGOAS E SUAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS



As Capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa). Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária). Capitanias Hereditárias criadas no século XVI: Capitania do Maranhão, Capitania do Ceará,Capitania do Rio Grande,Capitania de Itamaracá, Capitania de Pernambuco ,Capitania da Baía de Todos os Santos entre outras tantas.
Vamos aos fatos:
Nossa Alagoas de hoje não é tão diferente do Brasil de 1534, isso mesmo, Alagoas é um estado dividido por CAPITANIAS POLITICAS HEREDITÁRIAS, um estado repartido pelo poder passado de pai para filho, parente para parente, clãs familiares se perpetuando no poder década após década, vamos aos territórios e você amigo leitor vai concordar com minha singela observação. No litoral norte temos Cavalcantes liderados pelo Cicero Cavalcante carinhosamente chamado Ciço das Cachorras, os Farias entre outros. Litoral sul a família clã Beltrão a mais napoleônica das alagoas, conquistar e dividir entre si esse é o lema do clã Beltrão, detentores de boa parte dos FPMs,ICMS, ops do território alagoano, vamos para o sertão e agreste, Albuquerque,Tavares,Pereira,Loiola,Bulhões entre outros. Vale do Paraiba região indiretamente comandada pelos Vilelas, Tenório e Toledo. No vale do Mundaú não é diferente, lá temos ate coronel não é o Timótinho de Borogodó mas é o Gomes de Barros de União, que junto com os Calheiros dominam politicamente a região,
Dessa partilha do bolo chamado ALAGOAS, os senhores de engenho do nosso estado ficam com tudo, para o povo vulgos plebeus do poder sobrou as migalhas, essa divisão territorial de poder passado de pai para filho ou consangüíneos é uma das grandes responsáveis pelo fracasso econômico do nosso estado. Regiões que na visão de muitos não passam de currais eleitorais, com validade contada, de dois em dois anos, e o que acontece nesse intervalo?NADA, isso mesmo NADA, nada muda, o pobre fica mais pobre e o rico se não tiver as costas quentes fica mais endividando e vivendo de pose, os cofres públicos vazios, as dividas da municipalidade afogando o município na falência, porem as fazendas, garagens e contas bancarias, essas estão cheias de gado,carrões e dinheiro, para os plebeus sobra o bolsa família, o emprego de nomeação na prefeitura, o sonho de um concurso publico não fraudulento, é polêmica a minha opinião? Também acho, mas sabemos que é a VERDADE DE ALAGOAS, porém ate quando?



2 comentários:

  1. Parabens pelo texto caro blogueiro. Só não concordo com as respectivas familias que estão no poder relacionadas por vc. Existem familias com muito mais influência que tais familias relacionadas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você amigo leitor, mas faltaria espaço na bandeira e sobraria textos se fosse apontar todas as famílias detentoras do poder em nosso estado, então apontei algumas como exemplo, como diz minha amada avó, ainda tem muito caroço nesse angu. Obrigado pela leitura, forte abraço!

    ResponderExcluir