quarta-feira, 22 de junho de 2011

DESABRIGADOS: Realidade nua e crua!

                              Os filhos do abandono!
                             Isso mesmo, isso é um banheiro, absurdo!
                         Criança faz as necessidade no esgoto a céu aberto.
    Castelo de areia: Obras superfaturadas, isso era para ser uma lavanderia.
Desabrigados improvisam sombras para fugir do calor que chega a mais de 50°.



O tempo passa rápido para quem não conta, mas será que um ano passa rápido para quem perdeu sua casa e conta os dias para ganhar uma casa nova? Me refiro aos desabrigados das enchentes do ano passado, um ano depois e milhares de famílias alagoanas ainda vivem nos abrigos provisórios, provisórios? Um ano é tempo de mais para viver em barracas ou melhor para sobreviver em barraca, pois como dizem nem todo casulo é casa. Tive a oportunidade de visitar alguns abrigos com um grupo de blogueiros a convite do deputado JHC, confesso foi uma das mais incríveis experiências de minha vida, porem não foi a mais feliz, testemunhei de perto o sofrimento das famílias, o descaso e abandono do poder público, e como o governo mente, mentem descaradamente.
Famílias estão fazendo as necessidades básicas em banheiros imundos, se eu posso chamar aquilo de banheiros, o calor dentro das barracas passam dos 50°, estão ferindo princípios básicos da constituição como o princípio da dignidade da pessoa humana, seres humanos, nossos semelhantes estão sendo tratados como coisas,é gritante o número de crianças nos abrigos os filhos do abandono, que futuro terão essas crianças me perguntei ao ver alguns garotos brincando de barro, para mim eles são pessoas que merecem dignidade, para o sistema eles são estatísticas isso é lamentável.
A emoção se confundia em alguns momentos com a indignação não é fácil testemunhar tanto abandono, onde está o poder público, onde está os políticos que sempre falavam dessas famílias, nossa como poderia esquecer, a eleição passou eles sumiram, talvez ano que vem eles possam voltar e melar os pés de lama e conhecer a realidade nua e crua dessas famílias.
O que fizeram com os milhões de reais destinados para os desabrigados? Compraram carros de luxo, coberturas na orla, mansões nos condomínios de luxo que abarrotam nosso litoral? Pois nos abrigos eles não foram gastos, desde quando se constrói tanques de lavar roupas com folhas de compensados e cerâmica? Desde quando a estrutura do telhado de um barracão é feita com madeirite? E o governo ainda fala em seriedade nos gastos das obras, o que essas famílias podem esperar dos políticos? Se em União dos Palmares tem ex governador, pai de deputado estadual invadindo terreno alheio onde antes eram as casas atingidas, seria eles a única esperança dessas famílias? 

Um ano depois e nada foi feito a quem cobrar, a quem reivindicar? Essas famílias não podem cair no esquecimento cabe a nós sociedade consciente e instruída cobrar e ser a voz de milhares de pessoas que hoje vivem em condições precárias por conta da inércia e ganância dos nossos governantes, essa não é a Alagoas que merecemos, essa não é a Alagoas de faz de contas que passa na televisão, que nossos políticos saiam dos discursos demagogos de campanha e passem a ter atitudes pois aquelas famílias pedem SOCORRO!

4 comentários:

  1. É COM VC QUE EU VOU, É EM VC QUE CONFIO! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, Thales! Interessante as diversas visões que imprimos em nossos textos!! É isso aí! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. E vooc o q? q o prefeiito vá lá ii lave o banheiro eh? bando de desocupados.. o governo ja esta fazendo demais, então cabe aos desabrigados saber honrrar a oportunidade. ai.. se vooc ñ concorda, vai( THALLES) lavar o banheiro, no dia q tu fizer isso eu fico do teu lado, vai arrumar o q fazer pow..!

    ResponderExcluir
  4. Você chama aquilo de banheiro? O governo ja está fazendo demais? Você sabe quantos milhões veio para Alagoas, você ja visitou os abrigos? eu fui a seis. Você sabe o que é principios da dignidade da pessoa humana? Tenho sim o que fazer, faço o que você não faz, enchergo as coisas, mas respeito sua opinião, obg pela leitura!

    ResponderExcluir